A cidade de Blumenau, em Santa Catarina, ganhou em 2020 uma nova opção para aqueles que buscavam uma igreja. Fundada pelo casal de pastores Jean e Léia, a igreja tem conquistado muitos corações na região, que buscam um ambiente que valorize o amor a palavra de Deus.
A Comunidade do Reino, tem como um dos seus principais objetivos promover o encontro e a convivência entre os membros. Com essa finalidade, a igreja tem GC's (pequenos grupos), que se reúnem nas casas dos próprios membros, para momentos de oração, estudo da Bíblia e troca de experiências.
Os líderes dos grupos de casa são membros da igreja que são capacitados e treinados para essa função, e que se comprometem em orientar e acompanhar o desenvolvimento dos membros. A ideia é que esses grupos sejam um suporte e um apoio mútuo, não só espiritualmente, mas também em questões práticas do dia a dia.
Além disso a igreja tem um trabalho voltado para a construção de uma ambiente mais unido, a Comunidade do Reino tem com frequência atividades para todas as idades. Entre elas, estão grupos de estudo, eventos, ações sociais e projetos voltados para o desenvolvimento pessoal e espiritual de seus membros.
A Igreja Comunidade do Reino segue cumprindo sua missão de levar a mensagem do evangelho e amor de Deus a todos que desejam ouvir.
Graça e paz, queridos! Hoje estou na responsabilidade de transmitir um pouco a respeito de quem nós somos, da nossa identidade como comunidade, quais são os nossos objetivos e onde nós queremos chegar.
Toda instituição possui valores, princípios que a norteiam, que a guiam em direção ao seu objetivo. E pra que serve esses valores e princípios? Eles servem para nos encorajar a seguir até o propósito final.
E quando falamos de igreja, é imprescindível que os seus membros tenham clareza a este respeito.
Muitas das pessoas que desistem de viver a vida da igreja, decidem isso por não se sentirem parte do lugar onde estão inseridos, parte disto se dá pela falta de vontade do membro em conhecer da instituição ou até mesmo da instituição em não transmitir corretamente a sua missão, visão e valores. E é por isso que nós estamos aqui hoje, para esclarecer o nosso propósito como comunidade.
“Ser uma comunidade que vive pela fé; amar, cuidar e discipular pessoas através de relacionamentos saudáveis, proporcionando transformação nos lares e na sociedade.”
1 - Viver pela fé
Quando falamos a respeito de viver pela fé, falamos de confiar naquilo que Deus tem prometido, depender exclusivamente dEle e saber que quem determina tempo, lugar e maneira é Ele.
É como o povo de Israel vivia no deserto, enquanto a nuvem estava parada eles permaneciam onde ela estava; quando se movia, eles levantavam acampamento e seguiam a nuvem até ela parar novamente.
Não ficar presos as coisas que Deus nos dá, mas nos apegarmos nele.
2 - Amar, cuidar e discipular
“Por isso, agora eu lhes dou um novo mandamento: Amem uns aos outros. Assim como eu os amei, vocês devem amar uns aos outros.” João 13.34
O mandamento de Jesus é que devemos amar uns aos outros, como Ele nos amou. Ou seja, incondicionalmente, sem reservas e sem preconceitos. Um amor que não liga se somos merecedores ou se podemos dar algo em troca.
E todo amor genuíno é regado por cuidado. Amor e cuidado é o que deve permear nosso relacionamento como comunidade, seja com nossos irmãos em Cristo ou com pessoas que ainda não servem ao Senhor.
3 - Discipular
“meu amor uns pelos outros provará ao mundo que são meus discípulos” João 13.35
É através do amor e cuidado que temos uns pelos outros que as pessoas saberão a quem nós servimos e o porque somos diferentes.
E isso nos abrirá portas para Discipular pessoas.
Simplesmente amar as pessoas não irá gerar salvação, mas a salvação vem através de um discipulado, onde a pessoa reconhece suas falhas, defeitos e limitações, reconhece a soberania de Cristo e decide mudar de vida e esta é a verdadeira missão da Comunidade do Reino.
Discipular pessoas para que pessoas transformem famílias, para que famílias transformem uma cidade, para que uma cidade transforme um estado, para que um estado transforme uma nação.
“Em 5 anos, estamos com diversos GC’s espalhados por toda a cidade, alcançarmos 1.000 pessoas em nossa comunidade e criarmos uma estrutura para ensino e preparo de líderes e pastores.”
A respeito dos nossos valores, gostaria pontuar 3 que são fundamentais:
Amor
“Filhinhos, não amemos de palavra nem de boca, mas em ação e em verdade.” 1ª João 3.18
Amor não é apenas sentimento e razão, mas sim atitude. Uma comunidade que tem como princípio o amor, deve sempre lutar para demonstra-lo através das suas ações.
Comunhão
“Como é bom e agradável quando os irmãos vivem em união! 2 Pois a união é preciosa como o óleo da unção, que era derramado sobre a cabeça de Arão e descia por sua barba, até a bainha de suas vestes. 3 É revigorante como o orvalho do monte Hermom que desce sobre os montes de Sião. Ali o SENHOR pronuncia sua bênção e dá vida para sempre.” Salmos 133.1-3
Voluntário
“Portanto, meus amados irmãos, sejam fortes e firmes. Trabalhem sempre para o Senhor com entusiasmo, pois vocês sabem que nada do que fazem para o Senhor é inútil.” 1ª Coríntios 15.5
Voluntariar-se é um ato de serviço, disponibilidade, amor e vontade de ajudar. Quando falamos de voluntariado na igreja, ainda, o “voluntariar-se” significa doar-se inteiramente à causa do Senhor e de seus filhos, e é amar o próximo na prática.
Muitas pessoas acreditam não serem capazes de servir na igreja, por não terem alguma habilidade em uma área específica, por acharem que o que importa realmente é cantar ou pregar. Mas pra que a pregação e o louvor aconteçam, existem muitas outras pessoas dando suporte para que tudo isso aconteça da maneira como deve ser.
Desde o estacionamento, recepção, limpeza, organização, mídias; todas essas coisas facilitam o culto para aqueles que vem cultuar. Então o nosso desejo como comunidade, é que vocês busquem fazer parte do time de voluntários da igreja, se envolvam e vejam Deus trabalhar através de vocês.
Isto seria um pouco de quem nós somos como comunidade, porém, não é tudo. Então se relacione com os pastores, com a liderança. Busque conhecer mais sobre os projetos e sonhos da nossa comunidade, decida fazer parte desta história que está sendo construída.
Boa parte das vezes em que desanimamos com a igreja, é porque estamos nos sentindo isolados dela, não nos sentimos parte, então o nosso desejo é que você busque fazer parte desta história, que você se dedique em conhecer ao Senhor e fazê-lo conhecido.